SÃO PAULO - A Sun anunciou oficialmente nesta segunda-feira (13) que abrirá o código da linguagem Java. Os códigos do Java ficarão agora sob a licença “general public license version 2” (GPLv2), a mesma usada pela maior parte das distribuições Linux.
De acordo com o anúncio, o Java Platform Standard Edition (Java SE) e o Java Platform Micro Edition (Java ME) serão os primeiros produtos licenciados em GPLv2.
O site da Sun Java.net vai fornecer os códigos tanto do Java SE, usado em aplicações para desktop, quanto o Java ME, usado no mercado de telefones celulares.
A Sun já havia anunciado, em maio deste ano, que tornaria aberto seu código Java. Até então, a companhia usava uma licença própria (CDDL- Common Development and Distribution License), para promover seus produtos.
A empresa informou que continuará vendendo e oferecendo suporte a versões padronizadas da linguagem de programação ao mesmo quem em que torna vários componentes do Java disponíveis para download gratuito.
No ano passado, a Sun tornou seu sistema operacional Solaris disponível para a comunidade de software livre como uma alternativa ao Linux.
Ao fazer o anúncio, Rich Green, vice-presidente da companhia disse que este movimento tornará o Java “muito mais popular e fácil de ser usado em plataformas Linux”. “Esta decisão mostra o comprometimento da Sun em apoiar um novo modelo para a indústria de software”, disse Green, em referência ao software livre.
Postado por J.S.Quintanilha às segunda-feira, novembro 13, 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário