Sistema eletrônico falha em eleição nos EUA
SÃO PAULO - As eleições americanas para renovar o Congresso daquele país registraram índice de falhas em urnas eletrônicas e no sistema automatizado para contabilizar votos muito acima do esperado por políticos e autoridades eleitorais dos Estados Unidos.
Nesta quarta-feira (8), dia seguinte à eleição, importantes diários americanos, como The New York Times e The Denver Post publicam críticas à infra-estrutura de TI usada no pleito. Ambos jornais, reportam casos de longas filas para votar e episódios em que a polícia foi chamada às seções eleitorais para conter protestos de eleitores irritados com a demora para votar.
Um dos modelos de urna usado nas eleições, em que o voto é acionado por toques na tela do monitor, falhou em vários Estados. Mandy Miller, diretor de operações da MicroVote, empresa responsável pelos equipamentos, disse em entrevista coletiva que o problema foi humano e não técnico.
“Muitos funcionários da Justiça eleitoral não estavam treinados para operar as máquinas e cadastrar os eleitores. Por isso, precisamos enviar técnicos a algumas seções, o que gerou atrasos”, explicou Miller. As urnas da MicroVote tiveram desempenho especialmente ruim na região de Delare, Indiana, onde a o início da votação atrasou em mais de uma hora em várias seções em função de problemas técnicos. Já na região de Marion, também em Indiana, 175 das 914 seções apresentaram problemas.
Já na Pennsylvania, localidade onde os votos são registrados em cédulas de papel posteriormente scaneadas, 67 dos 232 scanners disponíveis apresentaram problemas ao longo da votação.
Em Nova York, a filha do casal Hillary e Bill Clinton encontrou dificuldades para votar na mãe, que é candidata à reeleição no Congresso. Seu nome não constava na lista eletrônica de sua seção.
De acordo com o The New York Times, a Justiça eleitoral americana afirma que muitos Estados usaram pela primeira vez novos equipamentos e tecnologias para contabilizar votos, o que ocasionou problemas em várias regiões do país.
Postado por J.S.Quintanilha às quinta-feira, novembro 09, 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário