Processador com quatro núcleos sai do forno
Xeon 5300: duas pastilhas com dois núcleos cada uma |
SÃO PAULO - A Intel libera hoje seu primeiro processador tetranuclear, o Xeon 5300.
O Xeon 5300 é formato por dois chips binucleares Xeon 5100 reunidos num mesmo encapsulamento. O resultado é um conjunto com quatro núcleos de processamento.
O processador será usado principalmente em servidores.
A chegada do Xeon 5300 havia sido inicialmente prevista para 2007, mas foi antecipada pela Intel. Com o lançamento, a Intel salta à frente da AMD, que vinha ampliando sua participação no mercado de servidores há anos. Os primeiros processadores tetranucleares da AMD não devem sair antes da metade de 2007.
Diferentemente da Intel, a AMD pretende colocar os quatro núcleos numa única pastilha de silício. Pelo menos na teoria, isso deve resultar em melhor desempenho e custo mais baixo. Mas, até o lançamento dos chips da AMD, a Intel terá tempo para desenvolver novos modelos do Xeon para competir com eles.
Entre os fabricantes que já anunciaram computadores baseados no Xeon 5300 estão Dell, HP e IBM. A IBM diz que seu gerenciador de banco de dados DB2 está preparado para aproveitar plenamente os novos processadores. A Microsoft diz o mesmo do Windows Server 2003.
A Intel também deve anunciar o Core 2 Extreme QX6700, um processador com quatro núcleos para micros avançados e estações de trabalho. Ele também é formado por duas pastilhas de silício, cada uma com dois núcleos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário