Acidente com avião da Gol motiva ataques virtuais, alerta Websense
São Paulo - Supostas fotos da queda do Boeing 737-800 que matou seus 155 passageiros são isca para infecção de praga que rouba dados bancários.
O acidente aéreo envolvendo uma aeronave Boeing 737-800, da companhia Gol, na noite da última sexta-feira (29/09) já se transformou em motivo para ataques conduzidos por crackers.
Alerta divulgado pela consultoria Websense nesta terça-feira (03/10) alerta para a circulação de uma mensagem que promete fotos até então inéditas da perícia técnica realizada no local do acidente, uma área de floresta densa no Mato Grosso do Sul.
"Descobri o site onde estão as fotos do avião da Gol! São fotos impressionantes mesmo", afirma o e-mail.
Ao clicar sobre as fotografias, porém, o usuário é remetido para um arquivo malicioso que, após a infecção, instala uma praga que rouba dados bancários no PC da vítima.
A Websense, porém, não informa o nome da praga.
Análises da consultoria Batori Security & Software apontam que o e-mail é proveniente de um e-mail falso e, após a infecção, instala na máquina da vítima a praga Bancos.yt que, segundo a empresa de segurança Kasperskly, registra dados financeiros e os envia para crackers.
O ataque, detectado inicialmente na manhã da última segunda-feira, havia saído do ar no mesmo dia, mas retornou na tarde desta última terça-feira.
Por Guilherme Felitti, repórter do IDG
Nenhum comentário:
Postar um comentário