Google
Web tecnomais.blogspot.com

sábado, outubro 28, 2006

Visão Geral dos Futuros Processadores de Quatro Núcleos da Intel

A Intel lançará seu primeiro processador de quatro núcleos para desktops em novembro deste ano dentro da série Core 2 Extreme e em janeiro de 2007 serão lançados os processadores de quatro núcleos para usuários comuns, que serão chamados Core 2 Quad. Vamos dar uma olhada na tecnologia e nas especificações técnicas desses novos processadores.

Antes de qualquer coisa, precisamos falar um pouco sobre como os processadores de múltiplos núcleos são fabricados. Existem duas formas de se fabricar processadores de múltiplos núcleos. Na primeira, também conhecida como “multi-chip”, cada núcleo é cortado de diferentes partes do wafer e então são colocados juntos dentro de um mesmo encapsulamento. O Pentium D é um excelente exemplo de processador de dois núcleos que utiliza esta implementação. Em processadores que utilizam esta tecnologia quando um dos núcleos do processador precisa falar com o outro, esta comunicação é feita por fora do processador, ou seja, através do barramento local. Além disso, o cache de memória L2 é separado, o que significa que quando um núcleo precisa acessar dados armazenados no cache de outro núcleo, esta comunicação também é feita através do barramento local. Claro que o uso do barramento local não é a melhor opção, já que a freqüência de operação interna do processador é muito maior do que a do barramento local.

A segunda forma de fabricar processadores de múltiplos núcleos é a chamada “monolítica”. Nesta implementação os núcleos já são fabricados em apenas um único chip. Esta é a tecnologia usada pelos processadores Core 2 Duo, por exemplo. Quando os núcleos precisam conversar entre si, esta comunicação é feita internamente sem a necessidade da utilização do barramento local, já que eles foram fabricados utilizando apenas uma única pastilha de silício contendo os dois núcleos e não dois núcleos de diferentes partes do wafer montados juntos, como acontece na primeira implementação que descrevemos acima. Além disso, no processo de fabricação monolítico o cache de memória é compartilhado entre os núcleos. Em termos de desempenho, esta é a melhor opção.

Os novos processadores de quatro núcleos da Intel serão fabricados de maneira híbrida. Eles terão dois chips de núcleos monolíticos montados em um único encapsulamento. Isto significa que o núcleo 1 e 2 compartilham o mesmo cache de memória, o mesmo acontecendo com os núcleos 3 e 4. Caso o núcleo 1 ou 2 queria conversar com o núcleo 3 ou 4, ou acessar o outro cache, esta comunicação será feita externamente através do barramento local – que nos primeiros modelos será de 1.066 MHz.

Em novembro a Intel lançará seu primeiro processador de quatro núcleos para desktops, chamado Core 2 Extreme QX6700. Como você pode ver, ele será lançado dentro da série Core 2 Extreme, usando a letra “Q” para indicar que se trata de um processador de quatro núcleos. Este processador trabalhará internamente a 2,66 GHz com o barramento externo sendo acessado a 1.066 MHz (266 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock), um total de 8 MB de cache de memória L2 (4 MB x 2) e virá destravado para overclock, seguindo a tradição da série Extreme da Intel. As outras especificações técnicas continuam sendo as mesmas do resto dos processadores da família Core 2 Duo.

Na mesma época a Intel lançará seu primeiro processador Xeon de quatro núcleos, o Xeon 5300.

Em janeiro de 2007 a Intel lançará os processadores Core 2 Duo com quatro núcleos que serão chamados Core 2 Quad. Até o momento a Intel não falou quais modelos serão lançados. Nesta mesma época a Intel lançará também uma versão de baixo consumo do Xeon de quatro núcleos, que promete consumir 40% a menos energia.

No que diz respeito ao desempenho dos processadores de quatro núcleos, postarei algo durante a semana sobre o assunto.

Nenhum comentário: