Google
Web tecnomais.blogspot.com

terça-feira, janeiro 30, 2007

Microsoft detalha preços do Windows Vista e Office 2007 no Brasil


A Microsoft confirmou as cifras citando flutuações, ao afirmar que cada varejo define seus preços a partir de um preço sugerido. Segundo dados divulgados pela Kalunga, o Windows vista Home Basic, versão mais simples do sistema, terá preço sugerido de 499 reais para novos usuários. A atualização do Home Basic para quem usa o Windows XP sairá por 299 reais. O Windows Vista Home Premium tem preço sugerido de 589 reais para instalação completa, enquanto sua atualização sai por 469 reais. O Windows Vista Business custa 749 reais para instalação completa e 589 reais para seu upgrade em um micro com um sistema Windows anterior. Como esperado, a sofisticada versão Ultimate terá o maior preço entre os sistemas, custando 989 reais para novos usuários ou 749 reais para atualizações. Como prometido pela Microsoft durante o lançamento da versão corporativa do Windows Vista, o pacote corporativo Office 2007 também mantém o preço de sua versão anterior. O Office Professional 2007, versão mais completa da suíte, pode ser comprado por inteiro (1.599 reais) ou atualizado (1.099 reais) a partir de uma versão anterior. O Office Smal Business 2007 tem preços sugeridos de 949 reais para atualização ou 1.499 reais para instalação completa, enquanto o Office Standard 2007 sai por 799 reais para atualização e 1.299 reais em sua versão por inteiro. Voltado a estudantes, o pacote Office Home and Student 2007 tem preço sugerido de 399 reais. Única não disponível ao usuário final a partir desta terça, a versão Ultimate do pacote corporativo chegará às prateleiras nacionais apenas em março.Segundo Paula Bellizia, gerente da divisão de Information Worker da Microsoft, o produto ainda não tem preço sugerido para sua versão em português.

sábado, janeiro 27, 2007

Varejo revela preços e promoções do Vista ao consumidor no Brasil

Varejistas brasileiros começaram a anunciar a chegada das versões residenciais do Windows Vista às prateleiras na próxima terça-feira (30/12), data do lançamento oficial do novo Windows para o mercado de consumo.Entre os varejistas brasileiros selecionados para o lançamento mundial do Vista estão as redes Carrefour, Fnac, Extra, Saraiva, Kalunga, Fast Shop, Wal-Mart, Ponto Frio, Magazine Luiza, Nagem, MM Shopping Praia Mar, Livraria Curitiba, Sams Club, Digimer, MSD e Star Computer.No Wal-Mart do Pacaembu, em São Paulo, as dez primeiras pessoas que comprarem o novo Vista levarão para casa o pacote Office 2007 completo, informou a empresa, por meio de seu departamento de comunicação. A rede revelou ainda que os preços do novo Vista "de 489 reais a 999 reais, podendo ser divididos em até dez vezes."

A unidade do hipermercado Extra no bairro do Itaim, em São Paulo, fará uma ação especial na virada de segunda para a terça-feira, à partir das 0h00. Os primeiros 200 clientes que comparecerem à loja poderão comprar o Windows Vista parcelado em até 12 vezes sem juros e ganharão um teclado especial da Microsoft. A versão Premium poderá ser encontrada por 589 reais, informa o Extra.

A ação será acompanhada por Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil e Steven Sinofsky, vice-presidente sênior do Windows Vista da Microsoft Corp., que estarão na loja do Extra na madrugada de segunda-feira, informou a empresa nesta sexta-feira (26/01).

quinta-feira, janeiro 25, 2007

MS oferece teste online gratuito do Vista

domingo, janeiro 21, 2007

Com Vista, HP sofistica seus PCs no Brasil

Há alguns anos a HP vende máquinas poderosas para consumidores finais nos Estados Unidos, Europa e até países latino-americanos como o México. Agora chegou a nossa vez. Com o Vista, a HP vai subir alguns degraus no poder de fogo de desktops e notebooks para consumo doméstico no Brasil. As máquinas, que começam a chegar ao mercado em dois meses, terão design e recursos para explorar à exaustão o conceito de media center, com foco em lazer. Isso não quer dizer necessariamente preços estratosféricos. A versão do Vista Home Premium já será colocada em PCs a partir da faixa de 1200 reais, variando até uma média de 3.500 reais, segundo as estimativas de Juan Jimenez, vice-presidente da empresa na área de hardware. O patinho feio do Vista, o Windows Starter Edition, ficará para desktops abaixo de mil reais. Se a HP se empenhar no topo do mercado doméstico, tem tudo à mão para dominar esse nicho, atualmente abandonado por quase todas as grandes marcas. A HP caprichou em notebooks para usuários finais e conseguiu 35% desse mercado no Brasil, na posição número 1. Se repetir com PCs o que já fez com notes, vem aí mais um sucesso de vendas.

sábado, janeiro 13, 2007

Como será a casa do futuro

LAS VEGAS (EUA) - A 40ª edição da Feira Internacional de Eletrônica (CES, em inglês), que acontece nos EUA até quinta-feira, antecipou o que deverá a ser a “casa do futuro”. Batizado de Windows Home Server, o servidor doméstico tem por objetivo conectar todos os aparelhos eletrônicos domésticos. Para o presidente da Microsoft, Bill Gates, que há 11 anos faz o discurso de abertura, a conectividade entre dispositivos e conteúdo é “a peça-chave que falta para a concretização da era digital”. “O que as pessoas querem é ter acesso a múltiplos conteúdos por meio de múltiplos dispositivos”, disse Gates, acrescentando que o servidor deve estar disponível para o público no segundo semestre de 2007. Durante o evento, o todo-poderoso da Microsoft mostrou algumas inovações da “cozinha do Século XXI”, onde um programa projeta inúmeros dados, como o passo-a-passo de uma receita culinária até a quantidade de comida disponível na despensa, em uma tela de acionamento tátil, localizada no balcão da pia. No quarto das crianças, por exemplo, telões incrementam a decoração em papéis de parede virtuais, que incluem cenas de filmes famosos e fotos de parentes e amigos. Outras novidades que também ganharam destaque na feira de tecnologia foram o VCAST TV e o Compadre Interact. A primeira é um serviço apresentado pela operadora americana de telefonia móvel Verizon Wireless e possibilita ao usuário assistir ou zapear programas de TV através da tela do celular. Já a segunda é um programa da empresa americana SpeechGear que, instalado em qualquer computador, permite ouvir a tradução de diferentes idiomas em tempo real. O tradutor vocal simultâneo faz lembrar engenhocas já vistas na série de ficção-científica ‘Jornada nas Estrelas’. A feira internacional mostrou novidades também na linha de automotivos. Um dos maiores destaques foi o Sync, um programa que conecta o telefone celular ao rádio do carro. Esse sistema deve ser integrado em veículos da marca Ford ainda este ano e permitirá que motoristas transmitam arquivos de música , entre outros dados, para os seus carros. Também será possível “ouvir” as mensagens de texto — através de comandos de voz —, sem a necessidade de ler as mensagens ao volante. “O carro é um bom exemplo de integração de tecnologia tanto de serviços quanto de entretenimento”, disse Matt Swanson, um dos organizadores do evento.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Venice Project: a última dos pais do Skype

SÃO PAULO - O próximo empreendimento dos criadores do Skype está na área de TV por IP.


quinta-feira, janeiro 11, 2007

Asus mostra notebook com LCD externo de 2,8

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Google Earth 4 sai de fase beta

terça-feira, janeiro 09, 2007

Acessando o Youtube sem bloqueio


O primeiro passo é obter o endereço e porta de um servidor proxy internacional, ou um que fique em um provedor onde não haja o bloqueio. Se você não tiver acesso a nenhum deles, procure por open proxy list no Google, há diversas listas que trazem justamente estes dados.

Como exemplo, veja esta lista, que traz os servidores proxy no seguinte formato: endereço:porta. Assim, o servidor 128.112.139.82:3128 deve ser entendido como sendo o endereço 128.112.139.82 e a porta 3128.

Coloque a lista de servidores proxy nos bookmarks, porque talvez você tenha que testar vários servidroes até achar um com velocidade suficiente.

Quando você ativa o uso de um servidor proxy, todo o seu tráfego web passa a ser encaminhado a este servidor, que atua como um intermediário. Portanto, não faça isso em um navegador onde você acesse sites com senhas, bancos, etc. De preferência, use para isto um navegador alternativo, e desative o uso da Proxy assim que não for mais acessar o Youtube.

Os passos a seguir servem para as versões correntes dos navegadores Firefox e Opera. Usei o Opera em Inglês para que os usuários de navegador em inglês possam saber os nomes dos campos - variam pouco de navegador para navegador.

1 - Configurando o Firefox

Passo 1 - Acesse a tela de preferências, clique em Avançado, Rede e Configurações, como na figura acima.

Passo 2 - Selecione "Configuração manual de proxy", preencha o endereço do servidor no campo "HTTP", a porta no campo "Porta", e certifique-se de desmarcar o campo "Usar este proxy para todos os protocolos", como na figura acima.

Confirme clicando em Ok, e você já pode acessar o Youtube. Teste assistindo a este vídeo. Se ficar muito lento ou não funcionar, selecione outro servidor proxy e repita a operação.

2 - Configurando o Opera

Passo 1 - Acesse a tela de preferências, clique em Advanced, Network e Proxy Servers, como na figura acima.

Passo 2 - Selecione a checkbox ao lado do campo "HTTP", preencha o endereço do servidor no campo "HTTP", e a porta no campo "Porta", como na figura acima.

Confirme clicando em Ok, e você já pode acessar o Youtube. Teste assistindo a este vídeo. Se ficar muito lento ou não funcionar, selecione outro servidor proxy e repita a operação.

Sobre bloqueios e censura

A Internet foi projetada para resistir a um ataque nuclear, e tende a rotear ao redor de tentativas de censura e bloqueio - ainda mais em casos como este, em que o próprio juiz que proferiu a sentença confirmou que o bloqueio completo não foi determinado.

Eu testei as dicas acima com sucesso em diversas proxies, e com outras não funciona - as diferenças de velocidade são espantosas. Mas não posso divulgar uma lista das que funcionaram, senão elas rapidamente serão sobrecarregadas, e pagarão o preço por sua disponibilidade. Se cada um procurar as suas, o tráfego se distribuirá de forma mais equilibrada. Não abuse da banda que estes servidores disponibilizam livremente para seu uso.

Compartilhe nos comentários dicas adicionais, se tiver. E sempre que tiver oportunidade, faça sua parte como cidadão para evitar que o pesadelo da censura volte a se abater sobre o Brasil. Desta vez foi apenas uma decisão técnica mal planejada, mas a próxima pode ser pior.


domingo, janeiro 07, 2007

Hitachi e Seagate preparam anúncio de disco rígido de 1 Terabyte

Dois grandes fabricantes de disco rígido, a Seagate e a Hitachi, anunciaram, na quinta-feira (04/12), que planejam colocar no mercado produtos capazes de armazenar 1 Terabyte (1.000 Gigabyte) de conteúdo na primeira metade deste ano. Com essa capacidade, o consumidor poderá armazenar 250 mil músicas em MP3. O maior disco rígido atualmente é de 750 GB. A Hitachi disse que seu drive estaria disponível nas lojas antes do fim de março por 399 dólares. Modelos para o uso em gravadores de vídeo digital e servidores de computadores corporativos virão no segundo semestre, quando o volume da produção crescer, disse Doug Pickford, diretor de vendas e estratégia de produtos da empresa. O drive 7K 1000, que será apresentado no Consumer Electronics Show (CES) na próxima semana, em Las Vegas, terá cinco discos de 3,5 polegadas para estocar conteúdo. Ele terá a interface SATA (Serial Advanced Technology Attachment) na versão que chega às lojas. Um modelo com o antigo PATA (Parallel Advanced Technology Attachment) virá depois, declarou Pickford. A velocidade rotacional será de 7.200 rpm (rotações por minuto). A Seagate disse em uma declaração que planeja começar a vender seu drive de 1 TB em meados da primeira metade de 2007, para grandes consumidores, como vendedores de sistemas e computadores durante esse período. A empresa não forneceu mais detalhes, como o preço. Drives com capacidade de armazenamento em TB, há muito um alvo da indústria, começaram a se tornar projetos alcançáveis nos últimos anos, quando os fabricantes passaram a usar uma nova tecnologia chamada gravação perpendicular. Assim como a gravação longitudinal que tem sido utilizada recentemente, a perpendicular se baseia em partículas magneticamente carregadas para armazenar dados. Nos drives longitudinais, os pólos norte e sul das partículas magnéticas correm paralelos ao disco, mas no novo método, elas são distribuídas perpendicularmente ao disco (formando um ângulo de 90 graus). O resultado é que cada partícula ocupa menos espaço na superfície do disco, aumentando o número de partículas que podem ser comprimidas no disco.

sábado, janeiro 06, 2007

Porto Alegre testa internet por rede elétrica

A Prefeitura de Porto Alegre está testando uma tecnologia que usa a rede elétrica para distribuir acesso à web. Chamada de Power Line Communication (PLC), a tecnologia baseia-se na instalação de um cabo de fibra ótica que transmita o link de internet até uma subestação de energia. A partir daí, a distribuição do sinal ocorre usando o cabeamento elétrico. Em Porto Alegre, a Procempa (empresa de TI da prefeitura) instalou o link em uma subestação e está transportando o sinal por 3,5 km de distância. O sinal web trafega em média tensão pela rede elétrica e amplificadores instalados a cada 500 metros garantem a manutenção da qualidade do sinal ao longo da rede. Por enquanto, o sinal é utilizado quase que só por órgãos da Prefeitura no bairro de Restinga, periferia da cidade. A rede fornece acesso à web para o escritório administrativo, uma escola e um posto de saúde na região. A exceção fica por conta da praça central do bairro. No local, a Prefeitura instalou um roteador que distribui sinal Wi-Fi. Nesta região, o acesso é possível por qualquer usuário que tenha equipamento com conexão sem fio. De acordo com a Procempa, a rede pode trafegar dados a velocidade de 45 megabits por segundo. A PLC é considerada um meio econômico de construir redes porque usa infra-estrutura já existente, no caso, a rede elétrica. De acordo com o Jornal do Brasil, em São Paulo a companhia Eletropaulo também testa a criação de redes PLC para distribuir acesso à internet.

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Player chinês traz display touchscreen

Enquanto as maiores fabricantes de players como Apple, Creative e Microsoft relutam em lançar seus players com função touchscreen, uma fabricante chinesa chamada Teclast não perdeu tempo e apresentou um tocador digital que traz esta bem-vinda função. Com o nome de C260, o dispositivo tem um display tátil QVGA de 2,4”, que permite que você navegue por suas funções ao toque de um dedo. Sua memória interna é de apenas 1GB, mas é possível expandi-la via cartões de memória. Traz ainda função de rádio FM, gravador de voz, além de incluir alguns jogos. Suas dimensões são equivalentes a de um cartão de crédito, com espessura de apenas 9.8mm. Mas como nada é perfeito, só é possível encontrar o equipamento no mercado chinês. Preço: US$ 51.

segunda-feira, janeiro 01, 2007

Microsoft "cava" espaço entre blogs de TI distribuindo notebooks nos EUA

Foi-se o tempo em que a estréia de qualquer software "arrasa-quarteirão" não precisa de muitos esforços da área de marketing da empresa - atualmente, apenas a Apple conta com tal benefício. Pra dar ainda mais visibilidade ao Windows Vista, a Microsoft distribuiu entre blogueiros influentes dos Estados Unidos notebooks gratuitos com uma cópia pré-instalada do sistema, previsto para chegar ao usuário final no final de janeiro. No seu Laughing Squid (sem piadas de cunho político, por favor), Scott Beale prova que recebeu o Acer Ferrari 1000 da gigante de software como "um presente", segundo o comunicado da Microsoft, "sem a obrigação de escrever nada". Após Beale, outros blogueiros norte-americanos escreveram sobre o notebook gratuito que ganharam. Com ou sem obrigação de escreveram a Microsoft conseguiu o que pretendia: foi debatida pela audiência dos blogueiros que pretendia atingir. Em menos de um mês, esta é a segunda aposta da Microsoft na blogosfera - em dezembro, o próprio Bill Gates se reuniu com um grupo de 14 blogueiros para responder a suas dúvidas sobre Vista, Apple, DRM e o mercado de TI em geral. O investimento na blogosfera brasileira começou a engatinhar em 2006, com ações da Antártica e da Fox Films do Brasil em blogs explicitamente voltados para a diversão - sexto entre os 10 blogs mais linkados do Brasil, o Jacaré Banguela esteve em ambas as ações. Ainda estamos, porém, longe de ações efetivas de marketing para blogs jornalísticos brasileiros, em partes pela própria natureza "de entretenimento" da blogosfera brasileira atualmente.