Piratas quebram sistema de autorização do Windows Vista para empresas
Hackers estão distribuindo um arquivo que libera o uso da versão corporativa do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, driblando os mecanismos antipirataria da empresa.
Antes de rodar no desktop, o Windows Vista deve ser ativado, ou autorizado, pela Microsoft. Para simplificar a tarefa de ativação de diversas cópias do sistema em empresas, a Microsoft oferece ferramentas especiais aos clientes corporativos. Entre elas estão o Serviço de Administração de Chaves (KMS na sigla em inglês), que permite que a empresa distribua as autorizações por meio de um servidor.
O software batizado de "Microsoft.Windows.Vista.Local.Activation.Server-MelindaGates" permite que os usuários explorem o processo do KMS conseguindo ativar cópias ilegais do novo Vista corporativo. O download do programa está disponívek em sites como The Pirate Bay e outros similares de compartilhamento de arquivos. O KMS da Microsoft é oferecido a empresas com 25 ou mais computadores rodando o Vista e atualiza a ativação do sistema a cada seis meses. O Vista é o primeiro sistema operacional da linha Windows que requer ativação de máquinas individualmente mesmo em grandes volumes. O novo processo de autorização visa a reduzir a pirataria. "Isto também mostra como a pirataria não envolve apenas crianças copiando jogos", comentou Mikko Hypponen, chefe de pesquisas da empresa de segurança de dados F-Secure Corp. "As únicas partes interessadas que precisariam quebrar o KMS seria empresas com volume de licenças." A Microsoft não comentou o assunto até o momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário