Google
Web tecnomais.blogspot.com

sábado, dezembro 30, 2006

SanDisk estréia pen drive com biometria

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Tecnologia baixa custo de Blu-ray e HD-DVD

terça-feira, dezembro 19, 2006

Exigências do Vista podem levar usuários ao Linux; veja comparativo


Ao ler esse texto, você tem cerca de 95% de chances de estar usando um computador com Windows. Essa é a fatia de mercado que possuem os sistemas operacionais da Microsoft —XP, 2000, 98, ME, NT, 95, CE e Vista—, segundo a consultoria Net Applications. Já o Linux, o sistema de código aberto mais conhecido do mundo, detém apenas 0,38% de participação.
Nem por isso esse é um segmento sem maiores polêmicas, como os números fazem supor. No Brasil, principalmente, há muita discussão sobre a adoção de sistemas não-proprietários —outra denominação que programas de código aberto recebem—, principalmente depois que o governo federal anunciou uma política de adoção de software livre na administração pública, em outubro de 2003. A discussão aumenta ainda mais se lembrarmos que em 2007 a Microsoft fará o lançamento do Windows Vista, versão de seu sistema operacional que sucede o XP. A indústria toda se movimenta para receber o novo sistema que, segundo testes e demonstrações, vai exigir uma máquina potente, que está longe de ser o padrão atual do mercado de computadores.
Para o ex-presidente do ITI Sérgio Amadeu da Silveira, o cenário que surge com a chegada do Linux poderá ser uma oportunidade para o crescimento do Linux no mercado brasileiro. "Como todos os sistemas da Microsoft, o Vista também vai exigir atualizações de hardware para ser instalado, o que significa mais custos para o consumidor, que já tem de pagar o preço da licença do software", diz Amadeu. Para ele, neste momento o usuário tende a ficar mais aberto a enxergar as vantagens de um sistema aberto como o Linux e adotá-lo. "Só assim [o usuário] pode deixar de ser vítima da obsolecência programada que os monopólios de softwares impõem para ser manter", afirma o especialista em software livre. De qualquer forma, há também o ingrediente da pirataria. Mesmo em programas de inclusão digital, como o Computador para todos, 73% dos usuários trocam o Linux —sistema escolhido para baratear o preço do PC— por Windows, na maioria dos casos pirata, segundo a Abes. Amadeu também acredita que a saída que o Vista tem para dar certo no país é o governo. "Só há um jeito do Vista se dar bem —ele precisa vender bastante para os governos, que são os maiores compradores de software. É por isso que há tanto lobby em cima dos contratos governamentais, o dinheiro grosso está lá."

Windows no PC
Mas é preciso que se diga que a dominância da Microsoft não aconteceu por acaso. A história da empresa se confunde com a do surgimento do computador pessoal, no qual Bill Gates apostou mesmo depois de previsões que como as do fundador da Digital Equipment, que disse em 1977 que "não há nenhuma razão para que alguém queira ter um computador em casa".

Claro que a empresa se aproveitou da explosão do uso dos computadores pessoais para crescer, fazendo com que as pessoas achassem normal que praticamente todo computador saísse da fábrica com sistemas da Microsoft instalados —a empresa criou uma identificação tão grande com a Intel, também dominante no seu negócio, a fabricação de processadores, que muitos falavam no padrão "Wintel", que combina sistema Windows e chip Intel.

Outra história
Já o Linux surgiu de como alternativa àqueles que queriam poder ter liberdade para melhorar o sistema que usavam, e para isso precisavam ter acesso ao código dele. Com isso, tornou-se a opção de programadores, e durante muito tempo foi um sistema orientado apenas para otimizar o desempenho da máquina em que rodavam. Além disso, nunca houve preocupação com o usuário final, que na média é alguém com pouco conhecimento técnico. Daí a falta dos assistentes de instalação e a necessidade de saber pelo menos um mínimo do sistema operacional Unix, de onde o Linux veio. Essa talvez tenha sido uma das principais razões para que o Linux tenha sido adotado mais no mercado corporativo —interessado em melhor desempenho— e seguiu praticamente inexistente nos computadores pessoais. Apesar disso, a resistência ao Linux, que ainda é tido por muitos como um sistema apenas para "geeks", começa a diminuir. As distribuidoras do programa desenvolvido por Linus Torvalds investem cada vez mais em interfaces gráficas e aplicativos de instalação mais amigáveis, para que acabe a idéia de que é um sistema "feio" e para ser operado por linha de comando. Para contribuir com a discussão e fornecer mais informações ao usuário sobre essa "briga" que existe entre Windows e Linux, o UOL Tecnologia foi descobrir o que a Microsoft e a Mandriva Conectiva —uma das distribuidoras do Linux mais conhecidas no Brasil— pensam de seus próprios sistemas operacionais.

Por que escolher o Linux, segundo a Mandriva Conectiva
Por que escolher o Windows, segundo a Microsoft?

Para isso, pedimos que representantes das empresas respondessem a dez perguntas sobre cada sistema operacional, e que cada empresa explicasse porque o seu software é melhor e deve ser escolhido pelo usuário.
Também confrontamos Linux e Windows diante de dez atributos em que, do nosso ponto de vista, um sistema operacional tem que mandar bem —estabilidade; uso de processamento e memória; compatibilidade com periféricos; usabilidade e ambiente gráfico; reprodução, edição amadora e profissional de mídia digital; conexão à Internet e recursos de navegação; ferramentas de escritório e produtividade; jogos e entretenimento; processo de instalação e custo para o usuário final. Confira o resultado.
Com tudo isso, o UOL Tecnologia espera ajudar você a escolher com mais informações que sistema deve usar em sua máquina.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Fundadores do Skype preparam serviço de TV pela internet

Janus Friis e Niklas Zennstrom, fundadores do Skype, serviço de voz sobre IP (VoIP) mais popular da web, apostam agora no aquecido mercado de vídeo na web. O projeto Venice, de IPTV, está sendo testado por 6 mil usuários beta, reportou o Financial Times. Os usuários do serviço baixam um cliente de software para seus computadores e podem escolher um canal entre os disponíveis no menu. A barra de controle permitir controlar o programa, com funções de pausa, avanço e retrocesso. Além disso, a ferramenta traz ferramentas interativas, que permitem compartilhar listas de programas e comentar vídeos. Usuários do Skype podem usar os recursos de conferência para conversar com amigos enquanto assistem um mesmo programa, segundo Friis. Ao contrário do YouTube e outros sites de compartilhamento de vídeo, o projeto Venice só utilizará conteúdo produzido pelos próprios autores e protegido por propriedade intelectual - o que pode se configurar como um desafio para o seu sucesso. Friis e Zennstrom também têm pela frente um mercado bem mais competitivo que aquele que enfrentaram quando o Skype emergiu. Nomes já bastante consolidados, como YouTube e My Space, serão competidores fortes na arena de vídeo sob demanda, além dos próprios canais tradicionais, como a BBC, que já tem um projeto próprio de IPTV.

domingo, dezembro 17, 2006

Google lança versão própria do IE7

O Google divulgou uma versão customizada do navegador Internet Explorer 7, da Microsoft, em que o Google, e não o Windows Live Search, é a ferramenta padrão de busca. A versão customizada do IE7 feita pelo Google pode ser baixada gratuitamente na internet. Além de usar o sistema de busca do Google, o software também oferece aos usua´rios a Google Toolbar integrada e a página de entrada do Google para que o usuário personalize. De acordo com um post feito pelo diretor de produto Tony Chor no IEBlog, da Microsoft, o Google e outras companhias, incluindo o Yahoo e o USAToday, foram capazes de criar versões customizadas do IE7 usando o ki de administrador do Internet Explorer. A Microsoft divulgou o kit de ferramentas para que desenvolvedores pudessem customizar o IE, assim como oferecer ajuda a companhias na integração corporativa do browser, escreveu Chor. A Microsoft lançou o IE7 para o sistema Windows XP no dia 18 de outubro. O navegador também está incluído no Windows Vista, já disponível para usuários corporativos. O Windows vista estará disponível para clientes finais no dia 30 de janeiro.

sábado, dezembro 16, 2006

Nike com iPod permite rastrear usuários

sexta-feira, dezembro 15, 2006

MS muda Vista para bloquear versões piratas

SÃO PAULO - A MS anunciou uma atualização para o Windows Vista que pretende impedir os usuários de validar cópias não originais. Originalmente, o Vista tem uma chave de validação que, se não for autenticada pelos servidores da Microsoft, passa a restringir progressivamente as funcionalidades do Vista após 30 dias de uso. O recurso, no entanto, foi hackeado e circulam pela web códigos que enganam o sistema de ativação do Windows Vista. A técnica consiste em instalar, no micro do usuário, um aplicativo que simula o servidor de ativação da MS. Esse servidor encarrega-se de "validar" a cópia ilegal do sistema para que funcione como se fosse genuína. Chamado de Windows Vista Local Activation Server/MelindaGates, o código é facilmente encontrado em redes de trocas de arquivo. Para impedir o drible em sua ferramenta antipirataria, a Microsoft modificou a forma de funcionamento do recurso, tornando inválido o código “Activation Server” das redes P2P. Os servidores da MS vão instalar o update como atualização automática nas cópias do Vista.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Toshiba testa laptop movido a metanol

terça-feira, dezembro 12, 2006

Ex-chefe do Windows: 'Eu compraria um Mac se não trabalhasse para a Microsoft'

Um antigo chefe de desenvolvimento Windows, James Allchin, escreveu em janeiro de 2004 um e-mail para o CEO da companhia, Steve Ballmer e para o fundador, Bill Gates, que a empresa havia perdido o sinal das necessidades dos clientes e que compraria um Mac se não trabalhasse para a Microsoft. “Acredito que perdemos o caminho”, disse Allchin, co-presidente da plataforma Microsoft e da divisão de serviços. O e-mail foi apresentado como evidencia na última semana em um processo antitrust realizado no estado de Iowa (EUA) da Comes contra a Microsoft.

“Penso que nossos times perderam o sinal de o que significam vírus, elasticidade, visão holística, segurança e perfomance, assim como de o quanto importante são as aplicações correntes e quais são os problemas dos clientes. Eu vejo muitos atributos aleatórios e algumas visões interessantes, mas que não se traduzem em bons produtos”, escreveu. Allchin, que dirige vários aspectos do desenvolvimento do Windows desde a metade da década de 1990, planeja se aposentar no final deste ano, pegando carona no barco do Windows Vista. Jim Hibbs, porta-voz da Wixted Pope Nora Thompson & Associates, empresa de advocacia envolvida no caso, confirmou que o executivo fez tais afirmações. O caso, arquivado em fevereiro de 2000, corria sob a acusação de que a Microsoft usou de seu monopólio para praticar altas tarifas.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Mandriva venderá pen drive de 2 GB com Linux


domingo, dezembro 10, 2006

Sony aumenta produção de Blu-ray



A Sony anunciou oficialmente que está aumentando a fabricação de seus discos Blu-ray de 50 GB, com seis linhas de produção. Os planos da companhia foram anunciados originalmente em maio de 2006, com cerca de 3 milhões de discos entregues para 35 clientes até o momento. Com ajuda das novas linhas de produção, a companhia produzirá cerca de 60 mil discos por dia.
Michael Mitchell, vice-presidente executivo da Sony DADC, responsável pela fabricação dos discos Blu-ray, afirmou que a empresa está sendo encorajada pela performance da tecnologia, tanto de 25 GB quanto a de 50 GB, com ambas atingindo as expectativas. O vice-presidente executivo da Sony Pictures Home Entertainment, Don Eklund, declarou que o disco de 50 GB é parte essencial da estratégia da tecnologia. Fora as seis linhas de produção de BD50, a Sony possui outras nove máquinas para produção de discos de 25 GB. O Blu-ray planeja substituir os atuais DVDs com uma maior capacidade de armazenamento e tem como único concorrente o HD-DVD, mais barato, porém com menor capacidade. Como parte de sua estratégia para tentar emplacar a nova tecnologia, o videogame recém-lançado pela Sony, PlayStation 3, reproduz jogos gravados no novo padrão de mídias, o que também pode explicar o aumento na produção dos discos.

sábado, dezembro 09, 2006

Positivo e CCE produzirão Classmate no Brasil


SÃO PAULO - A Intel anunciou, em São Paulo, que produzirá o Classmate PC no Brasil em parceria com as integradoras CCE e Positivo. O Classmate PC é um notebook de baixo custo desenhado pela Intel para ser usado em programas de inclusão digital em países emergentes. De acordo com a Intel, os governos do Brasil, Índia e México manifestaram interesse em explorar a plataforma. O anúncio de fabricação nacional do notebook foi feito nesta terça-feira (5) durante o Intel Developer Forum, que acontece em São Paulo. A empresa estima que o custo de produção do computador seja de US$ 400. O Classmate será produzido com duas opções de software. Um com Windows Starter Edition e pacote de programas da Microsoft e outro com distribuição Linux, pacote OpenOffice e Firefox. O portátil pesa 1,3 kg, tem recursos para trabalhar com baixo consumo de energia, 256 MB de memória RAM e processador Intel Mobile de 400 MHz. A Intel disse ainda que doará um lote de 400 Classmate PCs para o Ministério da Educação realizar testes com a plataforma.

Piratas quebram sistema de autorização do Windows Vista para empresas



Hackers estão distribuindo um arquivo que libera o uso da versão corporativa do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, driblando os mecanismos antipirataria da empresa.
Antes de rodar no desktop, o Windows Vista deve ser ativado, ou autorizado, pela Microsoft. Para simplificar a tarefa de ativação de diversas cópias do sistema em empresas, a Microsoft oferece ferramentas especiais aos clientes corporativos. Entre elas estão o Serviço de Administração de Chaves (KMS na sigla em inglês), que permite que a empresa distribua as autorizações por meio de um servidor.

O software batizado de "Microsoft.Windows.Vista.Local.Activation.Server-MelindaGates" permite que os usuários explorem o processo do KMS conseguindo ativar cópias ilegais do novo Vista corporativo. O download do programa está disponívek em sites como The Pirate Bay e outros similares de compartilhamento de arquivos. O KMS da Microsoft é oferecido a empresas com 25 ou mais computadores rodando o Vista e atualiza a ativação do sistema a cada seis meses. O Vista é o primeiro sistema operacional da linha Windows que requer ativação de máquinas individualmente mesmo em grandes volumes. O novo processo de autorização visa a reduzir a pirataria. "Isto também mostra como a pirataria não envolve apenas crianças copiando jogos", comentou Mikko Hypponen, chefe de pesquisas da empresa de segurança de dados F-Secure Corp. "As únicas partes interessadas que precisariam quebrar o KMS seria empresas com volume de licenças." A Microsoft não comentou o assunto até o momento.

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Google venderá anúncios para rádios


quinta-feira, dezembro 07, 2006

Novo phishing oferece carta do Papai Noel para roubar e-mails


A um mês do Natal, mensagem não solicitada se apresenta como carta para aumentar base de dados usada por spammers, alerta Sophos. Não é só nos calçadões populares e nas varandas de apartamentos que o Natal já chegou. Um mês antes da data oficial, já correm pela internet ameaças virtuais que se aproveitam da data comemorativa para roubar dados. Alerta divulgado pela Sophos nesta terça-feira (21/11) afirma que um novo phishing se apresenta como uma suposta carta do Papai Noel endereçada a crianças. Com os nomes de "Carta do Papai Noel para seu filho" e "Carta do Papai Noel do Pólo Norte" (ambas em tradução livre), as mensagens em inglês já estão em circulação em todo o mundo, segundo a Sophos. "Este tipo de spam tem como alvo pais que querem dar a seus filhos algo especial para o Natal", analisou Carole Theriault, consultora-sênior de segurança da Sophos. A mensagem natalina não tem impacto tão invasivo como pragas semelhantes, como infecção por cavalos-de-tróia, mas, ao pedir que o usuário confirme seu e-mail, dá aos spammers novos endereços para que outras mensagens não solicitadas sejam enviadas.

terça-feira, dezembro 05, 2006

Asustek cria laptop com display externo

SÃO PAULO - A Asustek apresentou, em Taiwan, um novo modelo de laptop capaz de exibir e-mails e outras informações num display externo. O laptop, projetado para rodar Windows Vista, permite que seus usuários consultem e-mails, compromissos anotados na agenda e acessem aplicativos simples, como calculadora e textos do bloco de notas no visor externo, sem iniciar o computador. O recurso, chamado de SlideShow, é uma tecnologia da Asustek para tornar mais rápido o acesso a informações importantes e garantir aos usuários que, mesmo com pouca bateria, poderão checar seus e-mails. O modelo, batizado de Asus W5Fe, usa um recurso que inicia o computador em “estado de espera” e checa periodicamente as recentes informações registradas no computador. Estes dados ficam disponíveis para acesso rápido pelo display externo do laptop. O computador portátil só deve ser vendido comercialmente a partir do primeiro trimestre do ano que vem, informou a Asustek.

LG terá linha de portáteis para WiMax móvel

SÃO PAULO - A LG anunciou que prepara uma linha de aparelhos portáteis que suporte a tecnologia WiMax móvel. O anúncio foi feito pelo diretor de mídias digitais da LG, Nam Keehyun, durante conferência na Telecom World, evento que acontece esta semana em Hong Kong. Keehyun afirma que os primeiros equipamentos da marca compatíveis com WiMax móvel chegarão às lojas ainda no primeiro semestre de 2007. O diretor da LG afirmou que a companhia já trabalha no desenvolvimento do notebook XNote C1 com suporte a WiMax móvel. Também suportará a tecnologia o handheld KC1. Keehyun afirmou no evento que a LG espera a popularização do padrão apenas a partir de 2008, mas deseja lançar seus primeiros equipamentos do tipo o mais breve possível, afim de ocupar espaços estratégics neste mercado. O diretor da LG disse ainda que a tecnologia WiMax móvel está atualmente limitada a experiências no Japão, China e Estados Unidos e atinge velocidade máxima de transferência de dados de 10,2 Mbps. Keehyun afirma que em até três anos a tecnologia estará disponível em muitos outros países e poderá oferecer velocidades de até 40Mbps. No Brasil, a operadora Brasil Telecom anunciou que vai implementar uma rede WiMax móvel nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba.