quarta-feira, fevereiro 28, 2007
quarta-feira, fevereiro 21, 2007
Classmate PC está pronto para a briga
Postado por J.S.Quintanilha às quarta-feira, fevereiro 21, 2007 0 comentários
sábado, fevereiro 17, 2007
Criado o menor RFID do mundo
Postado por J.S.Quintanilha às sábado, fevereiro 17, 2007 0 comentários
domingo, fevereiro 11, 2007
Conexão mais rápida no XP
Postado por J.S.Quintanilha às domingo, fevereiro 11, 2007 1 comentários
sábado, fevereiro 10, 2007
Primeiro computador quântico pode chegar na próxima semana
Postado por J.S.Quintanilha às sábado, fevereiro 10, 2007 0 comentários
sexta-feira, fevereiro 09, 2007
Duas falhas no Firefox põem o PC em risco
Postado por J.S.Quintanilha às sexta-feira, fevereiro 09, 2007 0 comentários
Google libera assinatura do Gmail
Postado por J.S.Quintanilha às sexta-feira, fevereiro 09, 2007 0 comentários
quarta-feira, fevereiro 07, 2007
Banco do Brasil quer economizar R$ 90 milhões com Linux até 2010
Postado por J.S.Quintanilha às quarta-feira, fevereiro 07, 2007 0 comentários
terça-feira, fevereiro 06, 2007
5 coisas boas e 5 ruins no Windows Vista
CINCO COISAS QUE MERECEM ELOGIOS
1. Mecanismo de busca - É prático e eficiente. Basta digitar parte do nome de um arquivo e ver os resultados instantaneamente.
2. Organização de arquivos - Pastas para cada tipo de documento, agrupadas dentro de uma pasta geral com o nome do usuário são uma forma lógica de organizar os arquivos no PC. O XP quase chegou lá, mas a organização está melhor no Vista.
3. Configuração de rede - A nova Central de Rede e Compartilhamento coloca as funções de networking à mão e reduz as chances de o usuário ter de configurar dispositivos manualmente.
4. Interface gráfica - Parece futilidade, mas os gráficos mais elaborados, com transparências, sombras e efeitos 3D realmente passam a sensação de que se trata de um computador mais avançado. E a barra lateral ainda pode ser útil para manter informações sempre à vista.
5. Segurança - Esse é, talvez, o item que tem gerado mais discussão quando se fala no Windows Vista. A Microsoft diz que o Vista é muito mais seguro que o XP. Essa afirmação é exagerada, já que, no que se refere à vulnerabilidade a ataques, o Vista não é muito diferente do Windows XP com Service Pack 2 e um bom kit de firewall e antivírus. Ainda assim, a Central de Segurança do Vista facilita o acesso do usuário às proteções do micro. E o novo sistema tem mecanismos de defesa adicionais, como o modo protegido em que roda o Internet Explorer e o Controle de Contas de Usuários, que é chato mas traz alguma melhora na segurança. No final, há um saldo positivo a favor do Vista.
CINCO COISAS QUE NINGUÉM VAI APLAUDIR
1. Exigências de hardware - Se você tem um micro velho, esqueça o Vista. E mesmo que sua máquina esteja atualizada, não há garantia de que tudo vai funcionar como esperado. Os requisitos para a placa de vídeo, por exemplo, incluem suporte a DirectX 9, driver WDDM, 128 MB de memória, Pixel Shader 2.0 e 32 bits por pixel. São características nem sempre óbvias. Se alguma dessas exigências não for atendida, o Windows já não vai rodar com 100% dos efeitos visuais funcionando.
2. Alguns utilitários são fracos - O pior caso é o dos programas Windows Backup e Complete PC Backup. Ambos são tão limitados que muitos usuários vão preferir adquirir produtos específicos para backup de arquivos.
3. A compatibilidade não é total - A Microsoft tem feito um trabalho notável em assegurar a compatibilidade dos novos produtos com programas e equipamentos mais antigos. Mas há limites nisso. Se você tem, digamos, um scanner com interface SCSI, há grandes chances de ele não funcionar com o Vista. E mesmo alguns aplicativos atuais podem rodar no modo de administrador apenas, exigindo confirmação cada vez que são acionados. Isso aconteceu, por exemplo, com um Sound Forge 8 instalado numa das máquinas do INFOLAB.
4. A cópia de upgrade só se instala com o XP no micro - Essa desagradável surpresa só veio à tona agora, com o lançamento do Vista no varejo. Mesmo quem tem um XP legítimo não poderá fazer uma instalação limpa (formatando o HD antes) com um cópia de upgrade do Vista. É preciso deixar o XP no computador para isso.
5. As edições mais baratas são fracas - Esse é, talvez, o maior problema do Windows Vista. A Microsoft reservou muitas das novidades para as edições mais caras. A criptografia total de disco, por exemplo, só está disponível na edição Enterprise, vendida apenas a grandes empresas, e na Ultimate, que custa quase 1 000 reais.
Postado por J.S.Quintanilha às terça-feira, fevereiro 06, 2007 0 comentários
segunda-feira, fevereiro 05, 2007
Sony começa a vender drive Blu-ray no Brasil
SÃO PAULO – O drive BWU-100, da Sony, é o primeiro gravador de PCs com tecnologia Blu-ray vendido oficialmente no país. O modelo está disponível na Sony Style, a loja virtual da Sony, por 2 999 reais. No mesmo endereço, a mídia Blu-ray comum sai por 99,90 reais. O BWU-100 grava e lê discos Blu-ray de uma ou duas camadas, que têm capacidades para 25 e 50 GB, respectivamente, e todos os formatos tradicionais de CDs e DVDs. Com a chegada do drive para PC da Sony, mais uma vez o Blu-ray sai na frente do HD DVD na corrida pela preferência dos brasileiros. No final do ano passado, a Samsung já havia trazido BD-P1000, um player Blu-ray para ser ligado à TV. Enquanto isso, o HD DVD, não dá sinais de vida por aqui.
Postado por J.S.Quintanilha às segunda-feira, fevereiro 05, 2007 0 comentários
domingo, fevereiro 04, 2007
Rumor: Microsoft prepara o seu “ZunePhone”
Postado por J.S.Quintanilha às domingo, fevereiro 04, 2007 0 comentários
sexta-feira, fevereiro 02, 2007
MS libera versão 8.1 do Live Messenger
Postado por J.S.Quintanilha às sexta-feira, fevereiro 02, 2007 0 comentários
Garrafa de água inteligente mede ingestão diária de líquidos
Postado por J.S.Quintanilha às sexta-feira, fevereiro 02, 2007 0 comentários
quinta-feira, fevereiro 01, 2007
Samsung apresenta primeiro UMPC a suportar o Windows Vista
Postado por J.S.Quintanilha às quinta-feira, fevereiro 01, 2007 0 comentários
Programador quebra DRM do Windows Vista
SÃO PAULO - O programador Alex Ionescu diz ter conseguido enganar o controle de direitos autorais do Vista de 64 bits. Ionescu, que mora no Canadá, diz, em seu blog, que descobriu um método para levar o Windows Vista de 64 bits a aceitar um driver de dispositivo não assinado. Isso permitiria, segundo ele, carregar um driver de vídeo alternativo para burlar o controle de direitos autorais embutido no sistema operacional. O método de Ionescu quebraria o que vem sendo chamado de Protected Media Path (PMP), um conjunto amplo de proteções contra cópia de arquivos de mídia. O objetivo do PMP é evitar que vídeos de alta definição sejam copiados pelo usuário. Uma conseqüência nefasta do PMP é que usuários que não tiverem todo o seu hardware compatível poderão não conseguir exibir filmes protegidos no PC, ou poderão vê-los apenas com resolução reduzida. O PMP não é uma invenção da Microsoft. Ele atende aos interesses da indústria cinematográfica e vem sendo adotado também em equipamentos de vídeo domésticos. Um dos seus principais componentes, a interface HDMI, foi criado pela Intel.
Ionescu não dá detalhes sobre o método utilizado para carregar o driver não assinado. Ele diz que teme ser processado por estimular a quebra de direitos autorais. Isso aconteceu, por exemplo, com DVD John, o programador norueguês que quebrou a proteção contra cópia do DVD em 1999. "Eu adoraria divulgar minha ferramenta para o público. Estou estudando algumas opções, como revelar apenas o método seguido e desativar parcialmente o código binário antes de liberá-lo", diz Ionescu. O programador é figura conhecida entre os especialistas no kernel do Windows. Ele presta consultoria a empresas que desenvolvem drivers e vem trabalhando num novo sistema operacional alternativo, o ReactOS, que deverá ser capaz de rodar aplicativos do Windows. Sua nota no blog certamente vem chamando a atenção de outros especialistas. Há boas chances que sua descoberta, se funcionar mesmo, acabe se tornando pública com o tempo. Deve-se esperar, também, que a Microsoft tente fechar a brecha de alguma maneira, iniciando mais uma briga de gato e rato.
Postado por J.S.Quintanilha às quinta-feira, fevereiro 01, 2007 0 comentários