quarta-feira, fevereiro 28, 2007
quarta-feira, fevereiro 21, 2007
Classmate PC está pronto para a briga
Há um azarão na corrida para levar os laptops para as salas de aula brasileiras. É o Classmate PC, da Intel. Um azarão que leva chance de se tornar um protagonista importante dessa história.O laptop mais badalado, até agora, é o de 100 dólares, da ONG One Laptop per Child, a OLPC. A idéia é irresistível: colocar um notebook nas mãos de cada criança, numa solução que conta com alguns dos cérebros mais incríveis do planeta, concentrados no MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O garoto propaganda não poderia ser mais convincente: o guru Nicholas Negroponte. Para reforçar a generosidade embutida no projeto, tudo é código-fonte aberto. O ClassMate PC, da Intel, não tem cabeças coroadas em torno de si, não conta com a torcida dos linuxistas mais vocais e tem propósitos abertamente comerciais. Seu ponto forte é uma eficiência arrasadora. Desde ontem estou andando com um Classmate nas mãos, um protótipo da própria Intel que está 100% funcional. Ainda não vi um único bug. A maquinha é ultra-robusta, de um plástico meio emborrachado, própria para resistir aos trancos de crianças de 6, 7 anos de idade até adolescentes de 14, 15 anos, seu alvo. Por dentro, tem um Celeron de 900 MHz, memória Flash de 2 GB, Wi-Fi embutido, aplicativos contra furto, gestão de aula e filtro de conteúdo. O sistema é o XP Professional, por enquanto em inglês. Windows será opção – o Classmate funcionará também com Linux da Metasys (empresa mineira) que atualmente é baseado no Open SUSE, ou com o Mandriva (o pingüim resultante da fusão da Mandrake francesa com a brasileira Conectiva). Probleminha: o preço. A Intel calcula que o Classmate vá sair por cerca de 400 dólares, algo em torno de 850 reais. O custo de produção, segundo os cálculos da empresa, é de 240 dólares. Tudo a conferir quando a CCE e a Positivo, que vão produzir as maquininhas no Brasil, colocarem seus produtos no mercado, nos próximos meses. Seja como for, 240 dólares é um custo bem mais alto do que os 140 dólares ou 160 dólares da máquina da OLPC. Na hora de decidir, o que o governo fará? A seu favor, o Classmate não tem o preço, mas tem qualidade. Enquanto o laptop da OLPC parece um protótipo ainda cru, pelo que pudemos ver no INFOLAB até agora, o notebook da Intel está perfeitamente acabado, com recursos matadores para a sala de aula.
Postado por
J.S.Quintanilha
às
quarta-feira, fevereiro 21, 2007
0
comentários
sábado, fevereiro 17, 2007
Criado o menor RFID do mundo
A Hitachi anunciou a criação daquela que pode ser a menor etiqueta RFID (Identificação por Rádio Freqüência) do mundo. O dispositivo mede apenas 0,05 x 0,05 mm, sem antena. Para efeito de comparação, a placa é nove vezes menor que o protótipo exibido pela própria Hitachi em 2006 e que media 0,15 x 0,15mm. Estes chips podem ser usados, por exemplo, em documentos que exijam certos níveis de segurança ou registros de identificação. A previsão é que tais etiquetas estejam disponíveis comercialmente em dois ou três anos.
Postado por
J.S.Quintanilha
às
sábado, fevereiro 17, 2007
0
comentários
domingo, fevereiro 11, 2007
Conexão mais rápida no XP
Se você usa Windows XP pode melhorar o desempenho da sua conexão Internet fazendo o seguinte. Vá em Iniciar, Executar, gpedit.msc, Configuração do Computador , Modelos administrativos, Rede, Agendador de pacotes QoS. Dê um duplo clique em “Limitar largura de banda reservável”, e, na tela seguinte, marque “ativado”. Em seguida, mude “Limite da largura de banda (%)” para zero e clique Ok. Agora vá em Iniciar, Painel de Controle, Conexões de rede, clique com o botão direito na sua placa de rede, escolhendo propriedades e verifique se “Agendador de Pacotes QoS” está instalado e marcado. Caso não esteja, clique em Instalar, Cliente, Agendador de Pacotes QoS. Reinicie o seu micro para que as alterações tenham efeito.
Postado por
J.S.Quintanilha
às
domingo, fevereiro 11, 2007
1 comentários
sábado, fevereiro 10, 2007
Primeiro computador quântico pode chegar na próxima semana
Uma empresa britânica chamada D-Wave prometeu apresentar na próxima semana daquele que seria o primeiro computador quântico da história. Segundo a companhia, a máquina consegue realizar 64 mil cálculos ao mesmo tempo em “universos paralelos”, além de otimizar sensivelmente buscas e otimização de cálculos. A informação é do site Techworld. Caso tal computador seja realmente exibido, ele poderia tornar os atuais sistemas de segurança obsoletos, uma vez que a computação quântica é capaz de romper a proteção dos sistemas criptografados graças a sua capacidade de processar um número ilimitado de bits simultâneamente. Ainda de acordo com o Techworld, o modelo que a D-Wave pretende vender dispõe de 16Q-bits (bit quântico que elevaria exponencialmente a velocidade dos computadores), mas, teoricamente, sistemas com centenas de Q-bits serão capazes de processar um número de funções milhares de vezes maior que o mais potente dos supercomputadores atuais. Viajante, não? No entanto, cientistas que acompanham o desenrolar da história se perguntam se a empresa realmente exibirá tal máquina, já que um lançamento do gênero estava previsto para ocorrer somente em 20 anos. Esperemos para ver.
Postado por
J.S.Quintanilha
às
sábado, fevereiro 10, 2007
0
comentários
sexta-feira, fevereiro 09, 2007
Duas falhas no Firefox põem o PC em risco
Duas falhas de segurança no Firefox permitem que hackers leiam arquivos na máquina do usuário. A primeira falha localiza-se no mecanismo anti-popup do browser. Ela afeta a versão 1.5.0.9 do Firefox (a edição mais recente é a 2.0.0.1), mas acredita-se que outras edições também sejam vulneráveis. Segundo a SecuriTeam, empresa que identificou o problema, é possível enganar a maneira como o Firefox trata as janelas pop-up para abrir arquivos no micro do usuário e repassá-lo a um servidor remoto. Também identificada pela SecuriTeam, a segunda brecha de segurança está na proteção anti-phishing. O Firefox pode ser enganado a tomar um site malicioso como confiável. O problema se manifesta na versão 2.0.0.1 do navegador.
Postado por
J.S.Quintanilha
às
sexta-feira, fevereiro 09, 2007
0
comentários
Google libera assinatura do Gmail
Postado por
J.S.Quintanilha
às
sexta-feira, fevereiro 09, 2007
0
comentários
quarta-feira, fevereiro 07, 2007
Banco do Brasil quer economizar R$ 90 milhões com Linux até 2010
O Banco do Brasil espera economizar 90 milhões de reais nos próximos três anos com a adoção de sistemas de código aberto em substituição aos softwares proprietários. Segundo a instituição, em 2006 foram instaladas 30 mil matrizes do sistema operacional GNU/Linux, sendo 25 mil em estações de trabalho e 5 mil em servidores. Também foram instaladas 60 mil cópias da suíte de produtividade OpenOffice.org.O BB aponta como um dos principais benefícios para a instalação do Linux a substituição da plataforma OS/2, que está defasada em relação a outros sistemas operacionais. O banco também considera que o código aberto permite melhor desempenho e ascensão tecnológica. Entre 2005 e 2007, a instituição estima economia de cerca de 22 milhões de reais com a instalação do BrOffice, em substituição ao Microsoft Office. Atualmente, no entanto, o Banco do Brasil utiliza ambiente misto, e afirma utilizar software livre sempre que a alternativa se mostre vantajosa do ponto de vista custo/benefício. Nesta semana, a instituição deve divulgar também seus planos de investimento para TI em 2007.
Postado por
J.S.Quintanilha
às
quarta-feira, fevereiro 07, 2007
0
comentários
terça-feira, fevereiro 06, 2007
5 coisas boas e 5 ruins no Windows Vista
CINCO COISAS QUE MERECEM ELOGIOS
1. Mecanismo de busca - É prático e eficiente. Basta digitar parte do nome de um arquivo e ver os resultados instantaneamente.
2. Organização de arquivos - Pastas para cada tipo de documento, agrupadas dentro de uma pasta geral com o nome do usuário são uma forma lógica de organizar os arquivos no PC. O XP quase chegou lá, mas a organização está melhor no Vista.
3. Configuração de rede - A nova Central de Rede e Compartilhamento coloca as funções de networking à mão e reduz as chances de o usuário ter de configurar dispositivos manualmente.
4. Interface gráfica - Parece futilidade, mas os gráficos mais elaborados, com transparências, sombras e efeitos 3D realmente passam a sensação de que se trata de um computador mais avançado. E a barra lateral ainda pode ser útil para manter informações sempre à vista.
5. Segurança - Esse é, talvez, o item que tem gerado mais discussão quando se fala no Windows Vista. A Microsoft diz que o Vista é muito mais seguro que o XP. Essa afirmação é exagerada, já que, no que se refere à vulnerabilidade a ataques, o Vista não é muito diferente do Windows XP com Service Pack 2 e um bom kit de firewall e antivírus. Ainda assim, a Central de Segurança do Vista facilita o acesso do usuário às proteções do micro. E o novo sistema tem mecanismos de defesa adicionais, como o modo protegido em que roda o Internet Explorer e o Controle de Contas de Usuários, que é chato mas traz alguma melhora na segurança. No final, há um saldo positivo a favor do Vista.
CINCO COISAS QUE NINGUÉM VAI APLAUDIR
1. Exigências de hardware - Se você tem um micro velho, esqueça o Vista. E mesmo que sua máquina esteja atualizada, não há garantia de que tudo vai funcionar como esperado. Os requisitos para a placa de vídeo, por exemplo, incluem suporte a DirectX 9, driver WDDM, 128 MB de memória, Pixel Shader 2.0 e 32 bits por pixel. São características nem sempre óbvias. Se alguma dessas exigências não for atendida, o Windows já não vai rodar com 100% dos efeitos visuais funcionando.
2. Alguns utilitários são fracos - O pior caso é o dos programas Windows Backup e Complete PC Backup. Ambos são tão limitados que muitos usuários vão preferir adquirir produtos específicos para backup de arquivos.
3. A compatibilidade não é total - A Microsoft tem feito um trabalho notável em assegurar a compatibilidade dos novos produtos com programas e equipamentos mais antigos. Mas há limites nisso. Se você tem, digamos, um scanner com interface SCSI, há grandes chances de ele não funcionar com o Vista. E mesmo alguns aplicativos atuais podem rodar no modo de administrador apenas, exigindo confirmação cada vez que são acionados. Isso aconteceu, por exemplo, com um Sound Forge 8 instalado numa das máquinas do INFOLAB.
4. A cópia de upgrade só se instala com o XP no micro - Essa desagradável surpresa só veio à tona agora, com o lançamento do Vista no varejo. Mesmo quem tem um XP legítimo não poderá fazer uma instalação limpa (formatando o HD antes) com um cópia de upgrade do Vista. É preciso deixar o XP no computador para isso.
5. As edições mais baratas são fracas - Esse é, talvez, o maior problema do Windows Vista. A Microsoft reservou muitas das novidades para as edições mais caras. A criptografia total de disco, por exemplo, só está disponível na edição Enterprise, vendida apenas a grandes empresas, e na Ultimate, que custa quase 1 000 reais.
Postado por
J.S.Quintanilha
às
terça-feira, fevereiro 06, 2007
0
comentários
segunda-feira, fevereiro 05, 2007
Sony começa a vender drive Blu-ray no Brasil
SÃO PAULO – O drive BWU-100, da Sony, é o primeiro gravador de PCs com tecnologia Blu-ray vendido oficialmente no país. O modelo está disponível na Sony Style, a loja virtual da Sony, por 2 999 reais. No mesmo endereço, a mídia Blu-ray comum sai por 99,90 reais. O BWU-100 grava e lê discos Blu-ray de uma ou duas camadas, que têm capacidades para 25 e 50 GB, respectivamente, e todos os formatos tradicionais de CDs e DVDs. Com a chegada do drive para PC da Sony, mais uma vez o Blu-ray sai na frente do HD DVD na corrida pela preferência dos brasileiros. No final do ano passado, a Samsung já havia trazido BD-P1000, um player Blu-ray para ser ligado à TV. Enquanto isso, o HD DVD, não dá sinais de vida por aqui. 
Postado por
J.S.Quintanilha
às
segunda-feira, fevereiro 05, 2007
0
comentários
domingo, fevereiro 04, 2007
Rumor: Microsoft prepara o seu “ZunePhone”
A Microsoft prepara-se para lançar mais um rival para o iPhone: segundo o site Crunchgear.com, a empresa está desenvolvendo o “ZunePhone”, que mesclaria um celular com o tocador digital que leva a marca da companhia. A página diz que é pouco provável que o dispositivo rode o Windows Mobile e que, em seu lugar, executaria uma plataforma similar a do Zune. Além disso, o equipamento será capaz de sincronizar dados com o Xbox 360 (videogame da Microsoft), além de receber vídeos por meio de sua conectividade Wi-Fi, via streaming. Por se tratar de um rumor, não há previsões de preços ou data de chegada ao mercado.
Postado por
J.S.Quintanilha
às
domingo, fevereiro 04, 2007
0
comentários
sexta-feira, fevereiro 02, 2007
MS libera versão 8.1 do Live Messenger
SÃO PAULO - A Microsoft disponibilizou, para download gratuito, a versão 8.1 do comunicador Windows Live Messenger. A nova versão traz pequenas mudanças no desenho do comunicador e em sua interface. Entre as novas características, está o recurso que permite sincronizar atualizações de status e frase pessoal. Ao contrário do que ocorre com versões anteriores, o Live Messenger 8.1 mantém as configurações feitas num PC para os logins seguintes. Assim, ao atualizar o Messenger no PC do trabalho, por exemplo, os registros são mantidos quando o usuário se logar no PC de casa. Outro recurso novo permite, ao solicitar a adição de novo contato, enviar também uma mensagem. A idéia é tornar o pedido de adição de amigo mais pessoal. De acordo com a Microsoft, o comunicador é o mais popular entre os internautas brasileiros e possui 23,3 milhões de usuários ativos no Brasil.
Postado por
J.S.Quintanilha
às
sexta-feira, fevereiro 02, 2007
0
comentários
Garrafa de água inteligente mede ingestão diária de líquidos
Todos nós já ouvimos que se manter hidratado é fundamental para uma boa saúde. E a HydraCoach, a primeira garrafa de água interativa, ajuda neste processo. Para isso, além de armazenar água, ela calcula quanta água o usuário precisa para se manter hidratado, mede quanto do liquido foi ingerido e espaça os horários para que o usuário não se sinta forçado a beber água quando não está com sede. Para se comunicar com o dono do gadget, a “Interactive Water Bottle” tem uma pequena tela LCD que exibe todas as informações e orientações necessárias para o consumo saudável e preciso de água. A novidade já está no mercado norte-americano e pode ser adquirida por US$ 30 – o equivalente a cerca de R$ 65.
Postado por
J.S.Quintanilha
às
sexta-feira, fevereiro 02, 2007
0
comentários
quinta-feira, fevereiro 01, 2007
Samsung apresenta primeiro UMPC a suportar o Windows Vista
SenS Q1. Este é o nome do primeiro UMPC (Ultra Mobile PC) da Samsung compatível com o Windows Vista, trazendo, inclusive, o novo sistema operacional da Microsoft já pré-instalado. O equipamento sucederá o Q1, primeiro computador portátil do gênero lançado pela empresa sul-coreana. O dispositivo traz um display de 7” WVGA, processador Intel Celeron M ULV de 900 MHz, 512 MB de memória RAM (DDR2 de 400MHz), conectividades Wi-Fi 802.11 b/g e Bluetooth, além de uma porta USB e saída para áudio. Preço e data de chegada ao mercado não foram divulgados.
Postado por
J.S.Quintanilha
às
quinta-feira, fevereiro 01, 2007
0
comentários
Programador quebra DRM do Windows Vista
SÃO PAULO - O programador Alex Ionescu diz ter conseguido enganar o controle de direitos autorais do Vista de 64 bits. Ionescu, que mora no Canadá, diz, em seu blog, que descobriu um método para levar o Windows Vista de 64 bits a aceitar um driver de dispositivo não assinado. Isso permitiria, segundo ele, carregar um driver de vídeo alternativo para burlar o controle de direitos autorais embutido no sistema operacional. O método de Ionescu quebraria o que vem sendo chamado de Protected Media Path (PMP), um conjunto amplo de proteções contra cópia de arquivos de mídia. O objetivo do PMP é evitar que vídeos de alta definição sejam copiados pelo usuário. Uma conseqüência nefasta do PMP é que usuários que não tiverem todo o seu hardware compatível poderão não conseguir exibir filmes protegidos no PC, ou poderão vê-los apenas com resolução reduzida. O PMP não é uma invenção da Microsoft. Ele atende aos interesses da indústria cinematográfica e vem sendo adotado também em equipamentos de vídeo domésticos. Um dos seus principais componentes, a interface HDMI, foi criado pela Intel.
Ionescu não dá detalhes sobre o método utilizado para carregar o driver não assinado. Ele diz que teme ser processado por estimular a quebra de direitos autorais. Isso aconteceu, por exemplo, com DVD John, o programador norueguês que quebrou a proteção contra cópia do DVD em 1999. "Eu adoraria divulgar minha ferramenta para o público. Estou estudando algumas opções, como revelar apenas o método seguido e desativar parcialmente o código binário antes de liberá-lo", diz Ionescu. O programador é figura conhecida entre os especialistas no kernel do Windows. Ele presta consultoria a empresas que desenvolvem drivers e vem trabalhando num novo sistema operacional alternativo, o ReactOS, que deverá ser capaz de rodar aplicativos do Windows. Sua nota no blog certamente vem chamando a atenção de outros especialistas. Há boas chances que sua descoberta, se funcionar mesmo, acabe se tornando pública com o tempo. Deve-se esperar, também, que a Microsoft tente fechar a brecha de alguma maneira, iniciando mais uma briga de gato e rato.
Postado por
J.S.Quintanilha
às
quinta-feira, fevereiro 01, 2007
0
comentários


